201807.05
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Diante das oscilações na economia, fica muito difícil controlar as finanças: as empresas acabam perdendo o capital de giro devido à demanda menor e os clientes reduzem as compras para manterem as contas em dia. Entretanto, as empresas precisam focar em mecanismos de cobrança eficientes baseados em três sustentações principais: Profissionalismo, Atenção e Gestão.

O advogado Ézio Amaral comenta que as empresas devem seguir com uma política de concessão de crédito definida e de cobrança clara e objetiva para não colocar em risco o seu negócio, devido ao cenário de crise financeira. “A base de uma política de crédito começa pela análise da concessão do crédito. A empresa precisa calcular o grau do risco que pode estar correndo e para isso não basta a simples consulta no CPF ou no CNPJ do seu cliente”, explicou o advogado.

Ainda segundo o advogado é preciso também que os empreendimentos estabeleçam de forma prévia uma política de cobrança, para que se estabeleça diretrizes de cobrança, com objetivo de diminuir os riscos da inadimplência.

“Além de estabelecer política de cobrança, a empresa deve ter eficiência em estabelecer renegociações de dívidas junto aos seus clientes. Dessa forma, os empreendimentos evitam números crescentes de inadimplência. É importante lembrar que a política de cobrança serve para reaver o crédito e não punir o cliente. Dessa forma, a empresa que administrar corretamente a concessão do crédito e a cobrança da dívida, principalmente nesse momento de crise financeira, terá mais chances de conseguir resultado na cobrança de seus créditos”, declarou Ézio Amaral.

Algumas outras ações podem ser adotadas pelas empresas como: estabelecer procedimentos específicos para efetivar a cobrança “Manual de Procedimentos de Cobrança”; concentrar esforços para renegociar a dívida através de acordo extrajudicial; utilizar a mediação e conciliação para obter acordo extrajudicial.